Tapetes: Como escolher o modelo ideal?

0
135
Foto: Arquivo Pessoal.

Incrementar a decoração com tapetes é uma maneira de fortalecer a proposta do ambiente, delimitar espaços e tornar a rotina mais aconchegante. Mas como escolher o modelo ideal?

Como  delimitador de espaços é preciso haver proporcionalidade entre o mobiliário e o tamanho do ambiente. O ideal é que ele fique de 15 a 20 cm maior que a área que está demarcando. Abaixo do sofá, deve haver uma sobra nas laterais de uns 15 a 30 cm. O tapete nunca deve ficar menor que o sofá. No caso das poltronas, o ideal é que o tapete acolha a peça.

Se você está pensando em usar o tapete na sala de jantar, certifique-se de que ele tenha espaço necessário para o manejo das cadeiras sem que elas enrosquem. Para coordenar os tapetes em ambientes integrados, opte por uma peça mais marcante e a outra mais neutra. Vale também a sobreposição, que fica super moderna. A tapeçaria na parede também está em alta resgatando o ancestral de diferentes formas e estilos. É ideal para quem quer dar um toque mais artesanal ao décor.  Os tapetes peludos são indicados para as áreas íntimas como o quarto ou sala de TV. Em ambientes com muito tráfego eles podem acumular poeira e se desgastam com mais facilidade.

Os tapetes estão disponíveis nos mais variados materiais, como por exemplo a lã, que é durável e macio, indicado para quartos, sala e espaços de grande circulação. Os de seda, tem um toque luxuosos e suave, mas por exigirem manutenção profissional, são indicados para locais de pouca circulação. Já o sisal é natural, durável e com texturas marcantes. Fica perfeito em ambientes de verão, como casas de praia, espaços arejados e salas. Os sintéticos estão cada vez mais aprimorados e parecendo naturais. São ideais para lugares movimentados e são fáceis de limpar.

Com criatividade e usando o modelo certo é possível compor lindos ambientes com tapetes. Eles são versáteis e existem modelos para todos os gostos adaptando-se a diferentes estilos.

Fuja do óbvio e aposte em composições inusitadas!

Um beijo e até semana que vem!

Deixe uma resposta