Que profissão seria mais adequada na atual conjuntura?

0
206
Foto: internet.

A cada final de ano, um número muito grande de alunos concluem o ensino médio, destes muitos já têm ideia do que fazer, mas ainda tem aqueles que estão indecisos quanto uma profissão a seguir.

Alguns critérios, que ajudam nortear uma escolha, são: identificação com determinada profissão; seguir a profissão de um dos genitores ou de parente de convívio próximo; curiosidade em determinado assunto.

Sobre curiosidade, ela pode surgir em duas etapas da vida, a primeira é no final da primeira infância (entre 5 e 6 anos) e a segunda, no final da segunda infância (entre 10 e 12 anos). Se a curiosidade for a mesma nas duas etapas, esta será a melhor profissão a seguir. Neste caso, a dificuldade está em resgatar lembranças/memórias do passado, principalmente da primeira fase.

Alguns testes vocacionais podem ajudar, mas se incrementar com teste sobre inteligências múltiplas, aí é certo que encontrará a profissão adequada.

São nove, as inteligências múltiplas, a saber: (1) inteligência verbal ou linguística – habilidade e sensibilidade aos sons, significados e ritmos das palavras; (2) inteligência lógico-matemática –  habilidade de raciocinar de forma lógica e abstrata, bem como, um discernimento mais aguçado; (3) inteligência musical – capacidade de produzir e apreciar ritmos musicais; (4) inteligência visual ou espacial habilidade de pensar e visualizar imagens concretas e conceitos abstratos; (5) inteligência corporal ou cinestésica – habilidade de controle do próprio corpo e manipular outros objetos; (6) inteligência interpessoal – habilidade de identificar e lidar de forma adequada aos humores, motivações e desejos dentro de um grupo; (7) inteligência intrapessoal – habilidade de introspecção  para entrar em sintonia com sentimentos interiores, valores e crenças; (8) inteligência naturalista – capacidade para reconhecer e categorizar plantas, animais e outros elementos da natureza; (9) inteligência existencialista – habilidade e sensibilidade para lidar com questões profundas quanto a existência e significado da vida.

Procure um profissional de psicologia para lhe auxiliar na busca de uma profissão que melhor se encaixa com seu perfil.

Deixe uma resposta