Qual é a melhor opção: Piso de madeira ou cerâmico?

0
248
Foto: Arquivo Pessoal/Liliane Colorio.

Os pisos são uma etapa importante no projeto e diante de tantas opções de materiais e acabamento disponíveis no mercado é comum surgirem dúvidas na hora de escolher o revestimento ideal. Além da questão estética, eles estão relacionados ao conforto térmico, isolamento acústico e outras características que os tornam mais ou menos indicados para cada ambiente. Mas então, o que é melhor? Piso de madeira ou porcelanato? Na verdade, não existe um melhor ou pior, o mais importante é conhecer as vantagens e desvantagens dos dois tipos de materiais e assim você poderá fazer a melhor escolha para o seu projeto. Confira as dicas!

A madeira é um material natural e é muito utilizada em pisos, pois traz ao ambiente a sensação de aconchego e conforto. Mas como todo material orgânico, ela é mais sensível a manchas e a umidade. Por isso a madeira é recomendada para ambientes secos, como salas e quartos. Atualmente a madeira está cedendo espaço para materiais artificiais, que devido a vantagens como manutenção, custo e limpeza ganham cada vez mais adeptos, que é o caso dos revestimentos cerâmicos, que neste ponto se sobressaem com uma certa vantagem em relação à madeira. Muito resistentes e com baixo nível de absorção são ideais para áreas molhadas como cozinhas e banheiros, podendo ser utilizado nos demais ambientes também. Ao optar por piso cerâmico, deve ser levado em conta o conforto térmico pois dependendo do clima do local do projeto, pode ser mais viável utilizar materiais que retenham o calor. A madeira natural apresenta um bom desempenho térmico, com temperatura agradável ao toque, sem ficar muito quente ou muito fria. No caso do piso cerâmico, a retenção de calor é menor, fazendo com o material esfrie ou esquente dependendo do clima e da condição de isolação. Em dias frios, o ambiente não fica tão acolhedor quando comparado à madeira.

As inúmeras possibilidades de padronagens e combinações dos revestimentos cerâmicos acabam se tornando uma alternativa muito interessante para quem deseja um espaço personalizado, mas que busca melhor custo-benefício. Já os pisos de madeira são indicados para quem deseja um efeito mais rústico nos ambientes. Além disso, é importante lembrar que a madeira requer manutenção com mais frequência e investimento maior. A escolha entre um material ou outro está condicionada a cada situação de projeto e fatores que devem ser analisados para que seja feita a especificação correta do melhor material a ser utilizado em cada ambiente.

Um beijo e até semana que vem !

Deixe uma resposta