O uso livre das cores nunca esteve tão em alta

0
154
Foto: Arquivo Pessoal.

As cores exercem uma grande influência em nossa vida. Provocam sensações diferentes, sentimentos e estímulos. Além disso, a cor é vital para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, clean, alegre, luminoso, quente, entre outras tantas possibilidades. A escolha das cores que serão usadas nas paredes é um passo importantíssimo e vai determinar toda a decoração daquele local, sempre levando em conta o gosto dos moradores, as sensações e emoções que desejam transmitir através das tonalidades e neste ponto o efeito das cores nos espaços é de fato surpreendente.

Na hora de escolher a cor perfeita sempre vem aquela dúvida: Paredes brancas ou coloridas? Tons neutros ou mais vivos? O ideal é que as cores sejam combinadas para que haja harmonia, equilíbrio e bom gosto no espaço a ser decorado, sem deixar de lado os aspectos emocionais e funcionais que as tonalidades possuem. Cores quentes, como por exemplo o vermelho, amarelo, laranja e terracota, trazem luz, alegria, otimismo, bom astral e estimulam o apetite. Mas se usadas em excesso podem até causar irritabilidade.

Já as cores frias, como violeta, azul e verde são tranquilizantes e refrescantes. O ideal é que sejam combinadas com outras cores, pois ambientes somente com cores frias podem levar a introspecção e causar um pouco de tristeza. Cores neutras como o branco, o preto e o  cinza são ideais para ambientes contemporâneos e podem ser mescladas com alguns pontos de cores intensas em objetos, marcenaria e até no mobiliário. Porque não um sofá turquesa? Os ambientes clássicos pedem tons pastéis, como o bege.

Antes de pintar é importante testar a cor na parede. Uma boa dica é testar uma cor antes e uma depois do tom escolhido, pois a tinta tende a escurecer quando é aplicada na parede. Deixa-a secar e observe em diferentes horas do dia pois o efeito ótico varia dependendo da quantidade de luz e sua intensidade

Em geral, hoje em dia há cada vez menos regras com relação ao tipo de cor a ser usada em cada ambiente. O uso livre das cores nunca esteve tão em alta e as pessoas estão ousando como nunca, ou seja, aquelas paredes que sempre foram brancas estão sendo tingidas por tons cheios de personalidade, até mesmo o piso e o teto que antes eram superfícies esquecidas, ganharam destaque com cores na hora de decorar a casa.  Afinal, o que as pessoas querem mesmo é que a casa tenha a sua cara! Não tenha medo de ousar, aposte nas cores!

Um beijo e até semana que vem!

Deixe uma resposta